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Marketing

Como a inteligência artificial pode ajudar nas vendas

Não é apenas a vida cotidiana que está sendo impactada pela IA, também há muitas oportunidades para empresas e empreendedores aproveitarem essa tecnologia para melhorar seus negócios.

Imagem de uma mulher olhando para uma tela com diversas informações.
A IA oferece muitas oportunidades para as empresas melhorarem suas operações e aumentarem a eficiência. Crédito: Getty Images

A inteligência artificial (IA) deixou de ser tendência para virar uma realidade em constante transformação já faz algum tempo. Haja vista que fenômenos como Chat GPT, uma ferramenta capaz de responder perguntas de forma ampla e produzir diversos conteúdos como artigos, redações e até letras de música, vem ganhando espaço e repercussão nos últimos meses. Quem tem um negócio ou está começando a empreender precisa, de fato, se manter atualizado sobre softwares de IA e entender como esse artifício é capaz de ajudá-lo a crescer.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países com mais interações de inteligência artificial do mundo. Os consumidores brasileiros só ficam atrás dos suecos. Isso é o que aponta o relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Capgemini em 2020. Praticamente três anos se passaram desde então e a pergunta que fica é: será que o Brasil já ocupa a primeira posição?

O índice de interações diárias ativadas sem a intervenção humana é de 64% entre os brasileiros, enquanto globalmente a média é de 54%. Ao realizar uma compra, 40% dos entrevistados que residem no Brasil preferem essa mesma forma de interagir. A média mundial tem percentual de 26%.

Separamos outros dados relevantes da pesquisa que também chamam a atenção a nível mundial:

  • Cerca de 80% das organizações têm entre 30% e 50% das interações com o cliente já habilitadas com inteligência artificial;

  • 67% confiam nas recomendações e sugestões personalizadas fornecidas por esse mecanismo;

  • Por setor, o nível de satisfação dos clientes que utilizam essa tecnologia é maior no setor financeiro e de seguros (61%). Na sequência estão o automotivo (58%) e a administração pública (58%).

O que é inteligência artificial (IA)?

O emprego de máquinas para aprender, realizar e otimizar atividades humanas de forma autônoma. Assim é a inteligência artificial, um campo da ciência que funciona a partir de uma combinação de algoritmos, dados e computação.

A IA está diretamente ligada à robótica, ao machine learning (aprendizagem de máquina), ao reconhecimento de voz e de visão, entre outras tecnologias. Em geral, o objetivo da inteligência artificial inclui a criação de máquinas capazes de operar com o mesmo nível de cognição dos humanos, chegando até a superá-lo em algumas situações.

E, sim, você não só usou como ainda usa em sua rotina pelo menos uma ferramenta de inteligência artificial. Aqui está um exemplo bastante simples e comum. Sabe quando você está com algum problema na internet e quer solucioná-lo sem ficar pendurado no telefone por horas esperando um atendente? Pois bem, é à inteligência artificial que você recorre ao optar por um assistente virtual via aplicativo ou desktop.   

Quais são as vantagens de empresas que usam inteligência artificial?

Empresas que apostam e incorporam a inteligência artificial no dia a dia geram diversos benefícios que contribuem não só para o crescimento, mas também para a longevidade. Confira a seguir 3 vantagens para pequenas, médias e grandes companhias:

  1. Tomada de decisão baseada em dados

    A inteligência artificial é a melhor amiga de executivos durante a tomada de decisão. Essa tecnologia organiza e dá mais clareza a dados confusos, simultâneos ou oriundos de diversas fontes. Tal organização permite que humanos ganhem agilidade e assertividade na interpretação dos números, saiam da esfera do “achismo” e façam escolhas estratégicas.

  2. Escalabilidade

    Soluções de IA realizam segmentações precisas e capazes de fazer o match entre produtos ou serviços de acordo com o perfil do consumidor. Essa habilidade aumenta a eficácia de estratégias comerciais e gera inteligência competitiva, permitindo assim que um negócio seja escalável.

  3. Aumento da automação, diminuição de erros e custos operacionais

    Mecanismos sem interação humana automatizam processos e auxiliam os colaboradores em diversas atividades braçais, repetitivas ou mesmo de exigência cognitiva. Essa competência minimiza erros, antecipa possíveis problemas e, consequentemente, diminui custos operacionais de modo geral. A IA também auxilia equipes e impulsiona a produtividade.

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Como aplicar a IA no meu negócio?

Sistemas de inteligência artificial podem e devem ser implementados em diversos setores de uma empresa que deseja: otimizar o tempo, tomar decisões baseada em dados e incrementar a receita. Entretanto, com a imensa quantidade de recursos disponíveis, é comum não saber por onde começar. Listamos a seguir algumas aplicações de IA que tem tudo para alavancar o seu negócio e gerar diferencial competitivo. Nesse momento, é importante ressaltar a responsabilidade de proteger a informação de todo e qualquer cliente.

Armazenamento na nuvem: Google Drive, ICloud, Sharepoint são exemplos comuns de armazenamento de arquivos na nuvem. Essa solução permite que as informações sejam acessíveis com segurança a qualquer momento e em qualquer dispositivo. Se a sua empresa ainda não conta com uma plataforma dessas, está na hora de apressar o passo.

Chatbot: é uma ferramenta que reproduz o comportamento humano para auxiliar, sobretudo, no atendimento ao cliente. O chatbot funciona de forma pré-programada e é extremamente útil para situações como: agendamentos em geral, emissão de 2ª via de pagamento, envio de documentos, dúvidas frequentes etc. Utilize-o e veja o volume de ligações cair e o nível de satisfação do cliente crescer.

Assistente pessoal: é uma excelente opção para organizar a rotina, marcar reuniões, gerar lembretes e ajudar nas atividades do cotidiano. As assistentes mais conhecidas atualmente são a Siri, presente nos produtos da Apple, e a Alexa, uma iniciativa assinada pela Amazon. Um outro case de sucesso é a Aixa, a assistente virtual da Caixa Econômica Federal, que ajudou o banco a se tornar referência no assunto aqui no Brasil.

Mecanismos de segurança: a IA já está presente em diversas soluções com foco em segurança para prevenir tanto ataques digitais como ameaças à integridade física. O internet banking e a interpretação de câmeras de trânsito para melhorar o fluxo de veículos nas vias são bons exemplos desses mecanismos.

Mídia paga: esse recurso de IA é bastante democrático e, muito provavelmente, já acionado pelo seu negócio. Os anúncios pagos no meio digital estão cada vez mais personalizados de acordo com o desejo de compra de seus potenciais clientes. O aumento do alcance e da conversão em canais como Google, Meta e TikTok é o principal resultado da ativação da mídia paga.

Big data: realizar cálculos e previsões são atividades complexas e que não devem envolver apenas humanos. O uso da inteligência artificial desde a preparação dos dados não só economiza tempo, como dá credibilidade e confiança. Ferramentas de análise como o Power BI, da Microsoft, oferecem insights valiosos para qualquer área do negócio.

Vale ressaltar que novas tecnologias de inteligência artificial surgem e são atualizadas de forma constante. Se manter inteirado sobre os lançamentos do mercado é uma atividade que faz a diferença na maturidade e competitividade da sua empresa.

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