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Como lidar com chargeback e estornos na maquininha de cartão?

Saber gerenciar com chargebacks e estornos de forma eficaz é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio em dia, bem como a satisfação dos clientes. Saiba mais

Como lidar com chargeback e estornos na maquininha de cartão
Lidar com estornos e chargebacks de forma eficaz é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio em dia Crédito: SafraPay

O uso de máquinas de cartão nas empresas brasileiras cresce. Segundo dados do Banco Central, o Brasil produziu 22 milhões de maquininhas em 2022, um crescimento de 494% em dez anos. Mas, com a facilidade de pagamento, também se apresentam os desafios. 
 

Lidar com devolução de valores na maquininha de cartão, por exemplo, pode ser complexo para muitos negócios. Por isso, vamos entender como minimizar as consequências negativas e proteger sua receita. 
 

Por que chargebacks e estornos prejudicam a receita da empresa? 

Chargebacks e estornos são dois mecanismos pelos quais uma transação pode ser revertida, ou seja, quando um cliente decide desistir da compra após a realização, este é um caso de perda de receita. Embora muitas vezes usados de forma intercambiável, as duas modalidades têm significados e implicações distintas, confira: 
 

Chargeback 

O chargeback é uma reversão de pagamento iniciada pelo banco do cliente. Isso geralmente ocorre quando o cliente disputa uma transação, alegando que não a reconhece, que houve fraude ou que não recebeu o produto ou serviço conforme esperado. Os bancos podem iniciar um chargeback a pedido do cliente e, se a disputa for julgada a favor do cliente, o comerciante pode ter que devolver o valor da transação. 
 

Estorno 

O estorno, por outro lado, é uma devolução de pagamento iniciada pelo próprio comerciante. Isso ocorre quando a empresa concorda em devolver o valor pago pelo cliente por diversos motivos, como um produto devolvido, um serviço não prestado conforme combinado ou um erro na cobrança. O estorno é um processo mais simples e direto, pois não envolve a mediação do banco. 
 

Em ambos os casos, a empresa perde dinheiro, pois uma compra foi desfeita e todo processo para obtenção deste cliente foi perdido. Mas, é possível mitigar. 
 

Como lidar com chargebacks e estornos? 

Lidar com chargebacks e estornos de forma eficaz é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio em dia, bem como a satisfação dos clientes. Entenda como lidar melhor com chargebacks e estornos: 
 

Mantenha registros precisos 

Manter registros detalhados e organizados de todas as transações é fundamental para gerenciar chargebacks e estornos. Documente todas as vendas, incluindo recibos, comprovantes de entrega e comunicação com os clientes. Essas informações são essenciais para contestar chargebacks e comprovar que a transação foi legítima e que o produto ou serviço foi entregue conforme prometido. 
 

Atendimento ao cliente 

Um atendimento ao cliente eficaz pode prevenir muitas devoluções de valores, afinal, um cliente satisfeito é menos propenso a iniciar um chargeback. Por isso, é importante estar disponível para resolver dúvidas e problemas rapidamente, assim, treine sua equipe para lidar com reclamações de forma amigável, buscando sempre solucionar problemas antes que eles escalem. 
 

Políticas de devolução e reembolso claras 

Estabelecer políticas de devolução e reembolso claras e visíveis é essencial. Portanto, certifique-se de que os clientes entendam suas políticas antes de finalizar uma compra. Isso pode reduzir a incidência de chargebacks, pois os clientes saberão exatamente como proceder em caso de devolução ou insatisfação com um produto ou serviço. 
 

Prevenção de fraudes 

Implementar medidas robustas de prevenção de fraudes é fundamental. Nesse sentido, utilize as funcionalidades de segurança oferecidas pelas máquinas de cartão, como verificação de chip e senha, e monitore transações suspeitas. Ferramentas de análise de fraude também podem ajudar a identificar e bloquear atividades fraudulentas antes que elas resultem em chargebacks. 
 

Utilize tecnologias adequadas 

A escolha da máquina de cartão pode fazer uma grande diferença. Opte por máquinas que ofereçam recursos avançados de segurança e facilitem a documentação das transações. Com a SafraPay, muito além da maquininha de cartão, seu negócio tem acesso a um sistema de gestão integrada para facilitar toda a documentação das suas transações.  
 

Comunique-se com os clientes 

Manter uma comunicação aberta e transparente com seus clientes é igualmente importante. Por isso, informe sobre suas políticas de devolução e reembolso de maneira clara e acessível. Além disso, envie confirmações de pedidos e recibos detalhados imediatamente após a compra. Se houver algum problema com um pedido, informe o cliente prontamente e ofereça soluções.  
 

Como fazer estornos na maquininha de cartão SafraPay? 

Caso precise realizar o cancelamento de uma venda realizada no mesmo dia nas maquininhas SafraPay, você pode acessar o menu da sua máquina e clicar em Devolução Pix. O valor será devolvido ao cliente no mesmo dia. Para as máquinas Bluetooth, acesse o aplicativo SafraPay Mobile para solicitar a devolução. 

Cancelamentos de vendas pelo app Safra Empresas 

Para fazer o cancelamento de vendas pelo app Safra Empresas, siga o passo a passo: 
 

Passo 1 – Abra o app Safra Empresas; 

Passo 2 – Role a tela até encontrar a opção “SafraPay”; 

Passo 3 – Em seguida, clique em “Consultar” (ao lado de “Vendas”); 

Passo 4 – Depois, na parte inferior há um botão “Cancelar minhas vendas”; 

Passo 5 – Em seguida, clique em “Solicitar” e escolha se deseja consultar a venda por Data ou NSU; 

Passo 6 – Ao encontrar a transação a ser cancelada, escolha entre as opções Total ou Parcial; 

Passo 7 – Depois, aparecerá uma tela Resumo, com todas as informações do cancelamento para verificação; 

Passo 8 – Por fim, siga com a informação de sua senha, e acompanhe o status da solicitação; 
 

Viu como é simples? Para mais detalhes e possibilidades de cancelamento das transações pelo app Safra Empresas, confira este vídeo: 

Cancelamento de Vendas.png


Sem dúvidas, lidar com chargebacks e estornos é uma parte inevitável do comércio moderno, especialmente ao usar máquinas de cartão. No entanto, com a implementação de práticas adequadas, é possível minimizar seu impacto negativo e proteger a receita do seu negócio, mas também fortalecer a confiança e a satisfação dos seus clientes, criando uma base sólida para o crescimento sustentável do seu negócio.