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Gestão e Negócios

Market share: 7 estratégias para crescer no mercado

Com visão estratégica, sua empresa pode conquistar maior market share e solidificar sua posição competitiva no segmento em que atua; saiba mais

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mulher empresária consultando dados da sua empresa no celular Crédito: Getty Images

Nos negócios, o termo market share ou “participação de mercado” é muito usado para descrever a parte de mercado que uma empresa detém em relação ao total de vendas de um produto ou serviço. Em outras palavras, o market share pode ser entendido como a fatia do bolo que uma empresa consegue conquistar em meio à concorrência.
 

Essa é uma métrica fundamental para mensurar o sucesso de uma empresa, pois ela indica sua competitividade, relevância e posição em relação às demais empresas que atuam no mesmo ramo. Entenda mais sobre o market share e como ampliar a participação do seu negócio no mercado.
 

O que é market share?

O market share é um indicador importante para empresas, pois reflete a sua posição competitiva no mercado. Assim, quanto maior a fatia de mercado de uma empresa, maior a sua influência e participação no segmento em que atua. Isso significa que, um market share baixo pode indicar que a empresa está perdendo território para a concorrência e precisa rever suas estratégias de marketing e vendas.
 

Para entender melhor, acompanhe o exemplo. Quando comparamos as principais empresas de entretenimento, temos a seguinte visualização de participação de mercado pela JustWatch:

MarketShare_Streaming_3T23.png

Essa análise revela que a Netflix possuía, entre janeiro e setembro de 2023, em média 30% de fatia de mercado na categoria, seguido por Prime Vídeo, HBO Maz, Disney, Globo Play, Star Plus, AppleTV e outros.
 

Como calcular market share?

Mas, como calcular o market share de uma empresa? É possível descobrir a fatia de mercado de atuação da sua empresa usando a seguinte fórmula:
 

Resultado (total de vendas) da sua empresa DIVIDIDO pelo Resultado (total de venda) do mercado MULTIPLICADO por 100.
 

Assim, considere:
 

O período:

Determine o período para o qual deseja calcular o market share (mensal, trimestral, anual etc.)

As vendas da sua empresa:

Some todas as vendas da sua empresa durante o período escolhido

As vendas do mercado:

Obtenha informações sobre as vendas totais do mercado em que sua empresa atua durante o mesmo período

A fórmula:

Divida as vendas da sua empresa pelas vendas totais do mercado e multiplique o resultado por 100 para obter o market share em percentagem.

Agora, imagine que as vendas da sua empresa foram de R$500.000 entre janeiro e dezembro de 2023 e as vendas totais do mercado foram de R$2.000.000 no mesmo período. Assim, o cálculo seria:
 

500.000 / 2.000.000 X 100 = 25%
 

Isso significa que sua empresa deteve 25% do market share em 2023.
 

Ao medir a participação do mercado da sua empresa, tenha em mente que essa métrica pode ajudar a identificar oportunidades de crescimento, avaliar a eficácia das estratégias de marketing e monitorar o desempenho da empresa ao longo do tempo.
 

Como conquistar mais market share?

Uma vez que o market share foi identificado, o próximo passo é saber como conquistar mais espaço. Existem diferentes estratégias que podem ser adotadas para ampliar seu market share e expandir sua presença no mercado. Confiras as principais:
 

1. Análise da concorrência

É fundamental conhecer os concorrentes e entender o que estão fazendo para conquistar clientes. Analisar seus pontos fortes e fracos pode ajudar a identificar oportunidades para ganhar vantagem competitiva.
 

2. Inovação de produtos e serviços

Investir em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos ou serviços inovadores pode atrair a atenção dos consumidores e ampliar sua fatia de mercado. Ao mesmo tempo que atualizar e melhorar os produtos já existentes demonstra compromisso com a qualidade e a satisfação dos clientes. 
 

3. Marketing eficaz

Investir em campanhas de marketing direcionadas para seu público aumenta a visibilidade da empresa. Além disso, usar estratégias de marca para se destacar é fundamental para criar uma identidade forte no mercado, e gerar mais interesse de consumo por sua marca e produtos.
 

4. Foco no cliente

Oferecer um excelente atendimento ao cliente pode ser um grande diferencial que ajuda a fidelizar clientes existentes e atrair novos. Assim, entender as necessidades e preferências dos clientes permite oferecer soluções que realmente agregam valor.
 

5. Parcerias estratégicas

Estabelecer colaboração com outras empresas para expandir o alcance do mercado pode abrir novas oportunidades de negócio, abrindo espaço para criar sinergias com parceiros comerciais e potencializar o alcance da empresa em novos ambientes.
 

6. Diferenciação competitiva

Assim como inovar nos produtos e serviços, buscar diferenciação é indispensável para se manter competitivo no mercado e conquistar mais espaço na preferência dos consumidores. Por isso, procure oferecer algo único, que diferencie sua marca dos concorrentes, seja em termos de produto, serviço ou experiência do cliente.
 

7. Expansão de mercado

Explorar novos segmentos de mercado, regiões ou canais de distribuição também pode ser uma estratégia eficaz para conquistar mais market share.

Conquistar market share é um desafio constante para o crescimento de qualquer empresa, mas com as estratégias certas e um bom planejamento, é possível expandir a presença da marca e aumentar a sua participação no mercado.
 

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