Marketing Atualizado em 21/09/2023
Vender pelo Instagram: tudo o que você precisa saber
Descubra como vender pelo Instagram e aproveitar o potencial do marketing digital para impulsionar seu negócio.
Vender pelo Instagram é uma realidade viável para pequenas, médias e grandes empresas. Com mais de 113,5 milhões usuários no Brasil, a rede social criada em 2010 pela dupla Kevin Systrom e Mike Krieger tem diversas funcionalidades capazes de alavancar a receita do seu negócio. Diversas empresas, inclusive, começam a vender no Instagram e só depois migram para plataformas proprietárias como sites e aplicativos. De fato, a rede não só facilitou como democratizou o empreendedorismo digital.
Recentemente, a Opinion Box divulgou uma pesquisa robusta sobre o Instagram. O estudo reúne dados de comportamento do usuário, hábitos e preferências no uso do aplicativo. São informações que reforçam a máxima: empresas sem estratégia para vender no Instagram estão, no mínimo, perdendo a oportunidade de escalar a consideração da marca. Nesse momento, vale destacar que desde 2012 o Instagram pertence à família de aplicativos do Meta, que também conta com Facebook, Messenger e Whatsapp.
Esses são alguns destaques da pesquisa:
-
99 milhões de brasileiros usam o Instagram todos os dias;
-
79% dos entrevistados acreditam que o aplicativo pode aproximar pessoas e empresas;
-
44% usaram o Instagram para conversar com empresas;
-
35% reconhecem que influenciadores digitais agem diretamente na decisão de compra;
-
64% compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram;
-
46% efetuaram uma compra a partir de anúncios dentro da rede.
O painel da Opinion Box entrevistou mais de 2 mil consumidores brasileiros com idade superior a 16 anos, de todas as faixas etárias, regiões e classes sociais. Todas as informações foram coletadas em janeiro de 2023.
Qual é a idade do público que usa o Instagram?
Talvez nesse momento você esteja se perguntando “mas será que o meu público-alvo está no Instagram?”. E, sim, esse é um questionamento relevante. Afinal, desenvolver uma estratégia de conteúdo e executá-la exige investimento de tempo e dinheiro seja qual for a rede social. Portanto, nunca é “apenas criar um perfil”. É preciso nutrir, gerenciar, atualizar, otimizar etc.
A Pew Research realizou uma análise sobre a idade dos usuários adultos do Instagram nos Estados Unidos. Essa amostra serve de base para que você entenda se o consumidor do seu negócio está na plataforma. Vamos lá:
-
71% das pessoas de 18 a 29 anos têm contas ativas no Instagram;
-
48% de 30 a 49 anos;
-
29% de 50 a 64 anos;
-
13% com mais de 65 anos.
Quais são as vantagens de vender pelo Instagram?
O Instagram nasceu com o objetivo de conectar amigos. No entanto, já faz alguns anos que a plataforma ultrapassou esse universo e se tornou um ambiente de negócios. Novas funcionalidades, mudanças no algoritmo e a permissão de anúncios na rede influenciaram diretamente nesse cenário promissor para as marcas.
As vantagens de vender pelo Instagram são inúmeras. Entre as principais, estão três. A primeira delas é a visibilidade. As maiores empresas do mundo têm um perfil no Instagram e a boa notícia é que a sua também pode ter. A rede também funciona como um buscador e acredite: se alguém quiser saber mais sobre a sua marca, irá abrir o Instagram e procurá-la. Cabe a você aproveitar a oportunidade de estar visível onde o seu cliente está.
A segunda vantagem é a possibilidade de vender no Instagram sem investir em anúncios. Milhares de empresas – principalmente as menores – faturam pela rede por meio de conteúdo orgânico. Produzir conteúdo de qualidade, relevante e capaz de converter exige tempo e dedicação. Mas com organização é possível!
O terceiro benefício é o acesso às estatísticas dos seus seguidores e, claro, dos conteúdos publicados. O Instagram Insights, um menu dentro da própria plataforma, reúne diversos dados práticos e simples de interpretar para que você entenda mais sobre o comportamento da sua base e, também, acompanhe resultados.
Como criar um perfil comercial?
Está convencido a criar um perfil e começar a vender no Instagram? Se a resposta é sim, crie um perfil comum na plataforma e siga o passo a passo a seguir:
-
Abra o menu “configurações” e clique em “privacidade da conta” para tornar o perfil público;
-
No mesmo menu, selecione “conta” e, depois, “mudar para conta profissional”;
-
Na sequência, escolha a página do Facebook que você quer associar ao seu perfil comercial. Isso é importante caso em algum momento você decida anunciar na plataforma ou impulsionar algum conteúdo. É possível criar a conta no Facebook no momento da conversão do perfil. Simples assim!
-
Ainda no Instagram, clique no botão “editar perfil” e selecione “opções de contato”. Inclua neste campo todas as informações necessárias.
-
Pronto, agora o seu perfil está pronto para começar a vender.
Peça uma máquina, ganhe um banco.
Sua empresa fatura R$100 mil por mês? Tenha Conta PJ Safra sem mensalidade e até 5 maquininhas isentas de aluguel
10 dicas para começar a vender ou vender mais no Instagram
Agora que a sua empresa tem um perfil comercial, chegou o momento de realizar algumas ações, desenvolver e nutrir uma estratégia para vender no Instagram. As dicas a seguir também são valiosas caso você não seja um iniciante, mas queira alavancar as vendas nesse canal.
-
Comece pela bio do Instagram
A bio (ou biografia) do Instagram é como uma carta de apresentação dos produtos vendidos ou do serviço prestado pela empresa. Portanto, use esse espaço a seu favor. Você tem 150 caracteres para resumir quem é a marca, o propósito dela e incluir um call to action (chamada para ação) para o link que vem na sequência. Busque perfis de outras empresas e influenciadores para se inspirar.
-
Inclua um link na bio do Instagram
O espaço da bio é bem pequeno. Por isso, inclua um link que leve diretamente para o site, Whatsapp ou, de preferência, que reúna mais informações e outros conteúdos relevantes que influenciem positivamente a jornada de compra do usuário. Plataformas como Linktree, Shortby e Campsite podem te ajudar nessa missão. Pesquise mais sobre cada uma.
-
Crie conteúdo relevante
Essa é a dica principal para ter um perfil vendedor. Para publicar fotos, artes e vídeos que conectem com o seu seguidor e potencial cliente você precisa pensar nas dores dele. A pergunta é: como o seu produto ou serviço é capaz de ajudar o seu cliente? A partir dessa resposta crie conteúdos educativos, tutoriais, com dicas e inspirações. Não faça do seu Instagram uma vitrine. Use esse espaço para resolver problemas e auxiliar pessoas. É assim que a sua marca gera valor e vende mais.
-
Tenha um calendário de conteúdo para ser constante no Instagram
Organize todas as suas ideias de conteúdo em um calendário mensal, por exemplo. Essa atitude vai ajudar bastante o seu dia a dia e fazer com que a publicação de conteúdo seja constante – algo que é importante para o algoritmo priorizar as postagens do perfil. Você também pode usar a versão gratuita de aplicativos como Canva, Capcut e Inshot para criar desde posts mais simples até Carrosséis, Stories e Reels.
-
Utilize CTA nos conteúdos
Incluir um call to action (chamada para ação) nos conteúdos publicados é uma forma de guiar o usuário para uma atitude que você deseja que ele tenha. É possível incentivar o usuário a usar um cupom de desconto, a deixar um comentário, a salvar ou compartilhar um conteúdo, a enviar uma mensagem via Whatsapp e muito mais. Tudo isso para que o perfil do seu negócio engaje, conecte e venda.
-
Produza vídeos
Conteúdo em formato de vídeo é o preferido por aqueles que usam o Instagram. Não é à toa que o Instagram pegou carona no sucesso do TikTok e lançou o Reels. Vídeos orgânicos costumam impactar mais pessoas na plataforma, principalmente, se tiverem algum áudio ou transição que esteja em alta (a famosa “trend”).
-
Publique no Instagram Stories
Utilize os Stories do Instagram para mostrar os bastidores da sua empresa ou mesmo para potencializar a interação com os seguidores. Responda caixas de perguntas, faça enquetes, inclua links clicáveis e outras funcionalidades que melhoram as métricas do perfil e humanizam a marca.
-
Teste o Instagram Ads
É possível vender no Instagram apenas com uma boa estratégia de conteúdo orgânico. No entanto, anúncios impulsionam resultados e permitem que você alcance novas pessoas, gerando mais leads com baixo custo. Vale o teste!
-
Faça parcerias com influenciadores
Que tal buscar parcerias com influenciadores da sua região? Lembre-se de que influenciadores não precisam ter milhares de seguidores para gerar consideração ou vender o seu produto. O importante mesmo é que ele tenha sintonia com o público que você deseja impactar e, claro, boas taxas de engajamento. Aposte em reviews ou unboxing do seu produto, posts colaborativos, visitas ao seu empreendimento e etc.
-
Responda e interaja com seus seguidores
O Instagram também é uma plataforma de conversas, atendimento e reclamações. Monitore comentários e a caixa de entrada (inbox) para garantir uma boa experiência, coletar feedbacks e acompanhar uma possível crise desde o início. Use esse canal para ficar mais próximo do seu cliente.
Aproveite essas dicas e todo o conteúdo apresentado até aqui para alavancar as suas vendas no Instagram e aproveitar esse canal de distribuição tão promissor. Compartilhe os ensinamentos com a sua equipe e fique de olho em outras redes sociais para escalar os resultados do seu negócio!