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Marketing

Vender pelo Instagram: tudo o que você precisa saber

Descubra como vender pelo Instagram e aproveitar o potencial do marketing digital para impulsionar seu negócio.

Imagem de uma mulher fazendo uma live para vender mini cactos.
É fundamental criar uma presença sólida e atraente na plataforma. Crédito: Getty Images

Vender pelo Instagram é uma realidade viável para pequenas, médias e grandes empresas. Com mais de 113,5 milhões usuários no Brasil, a rede social criada em 2010 pela dupla Kevin Systrom e Mike Krieger tem diversas funcionalidades capazes de alavancar a receita do seu negócio. Diversas empresas, inclusive, começam a vender no Instagram e só depois migram para plataformas proprietárias como sites e aplicativos. De fato, a rede não só facilitou como democratizou o empreendedorismo digital.

Recentemente, a Opinion Box divulgou uma pesquisa robusta sobre o Instagram. O estudo reúne dados de comportamento do usuário, hábitos e preferências no uso do aplicativo. São informações que reforçam a máxima: empresas sem estratégia para vender no Instagram estão, no mínimo, perdendo a oportunidade de escalar a consideração da marca. Nesse momento, vale destacar que desde 2012 o Instagram pertence à família de aplicativos do Meta, que também conta com Facebook, Messenger e Whatsapp.

Esses são alguns destaques da pesquisa:

  • 99 milhões de brasileiros usam o Instagram todos os dias;

  • 79% dos entrevistados acreditam que o aplicativo pode aproximar pessoas e empresas;

  • 44% usaram o Instagram para conversar com empresas;

  • 35% reconhecem que influenciadores digitais agem diretamente na decisão de compra;

  • 64% compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram;

  • 46% efetuaram uma compra a partir de anúncios dentro da rede.

O painel da Opinion Box entrevistou mais de 2 mil consumidores brasileiros com idade superior a 16 anos, de todas as faixas etárias, regiões e classes sociais. Todas as informações foram coletadas em janeiro de 2023.

Qual é a idade do público que usa o Instagram?

Talvez nesse momento você esteja se perguntando “mas será que o meu público-alvo está no Instagram?”. E, sim, esse é um questionamento relevante. Afinal, desenvolver uma estratégia de conteúdo e executá-la exige investimento de tempo e dinheiro seja qual for a rede social. Portanto, nunca é “apenas criar um perfil”. É preciso nutrir, gerenciar, atualizar, otimizar etc.

A Pew Research realizou uma análise sobre a idade dos usuários adultos do Instagram nos Estados Unidos. Essa amostra serve de base para que você entenda se o consumidor do seu negócio está na plataforma. Vamos lá:

  • 71% das pessoas de 18 a 29 anos têm contas ativas no Instagram;

  • 48% de 30 a 49 anos;

  • 29% de 50 a 64 anos;

  • 13% com mais de 65 anos.

Quais são as vantagens de vender pelo Instagram?

O Instagram nasceu com o objetivo de conectar amigos. No entanto, já faz alguns anos que a plataforma ultrapassou esse universo e se tornou um ambiente de negócios. Novas funcionalidades, mudanças no algoritmo e a permissão de anúncios na rede influenciaram diretamente nesse cenário promissor para as marcas.

As vantagens de vender pelo Instagram são inúmeras. Entre as principais, estão três. A primeira delas é a visibilidade. As maiores empresas do mundo têm um perfil no Instagram e a boa notícia é que a sua também pode ter. A rede também funciona como um buscador e acredite: se alguém quiser saber mais sobre a sua marca, irá abrir o Instagram e procurá-la. Cabe a você aproveitar a oportunidade de estar visível onde o seu cliente está.

A segunda vantagem é a possibilidade de vender no Instagram sem investir em anúncios. Milhares de empresas – principalmente as menores – faturam pela rede por meio de conteúdo orgânico. Produzir conteúdo de qualidade, relevante e capaz de converter exige tempo e dedicação. Mas com organização é possível!

O terceiro benefício é o acesso às estatísticas dos seus seguidores e, claro, dos conteúdos publicados. O Instagram Insights, um menu dentro da própria plataforma, reúne diversos dados práticos e simples de interpretar para que você entenda mais sobre o comportamento da sua base e, também, acompanhe resultados.

Como criar um perfil comercial?

Está convencido a criar um perfil e começar a vender no Instagram? Se a resposta é sim, crie um perfil comum na plataforma e siga o passo a passo a seguir:

  1. Abra o menu “configurações” e clique em “privacidade da conta” para tornar o perfil público;

  2. No mesmo menu, selecione “conta” e, depois, “mudar para conta profissional”;

  3. Na sequência, escolha a página do Facebook que você quer associar ao seu perfil comercial. Isso é importante caso em algum momento você decida anunciar na plataforma ou impulsionar algum conteúdo. É possível criar a conta no Facebook no momento da conversão do perfil. Simples assim!

  4. Ainda no Instagram, clique no botão “editar perfil” e selecione “opções de contato”. Inclua neste campo todas as informações necessárias.

  5. Pronto, agora o seu perfil está pronto para começar a vender.

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10 dicas para começar a vender ou vender mais no Instagram

Agora que a sua empresa tem um perfil comercial, chegou o momento de realizar algumas ações, desenvolver e nutrir uma estratégia para vender no Instagram. As dicas a seguir também são valiosas caso você não seja um iniciante, mas queira alavancar as vendas nesse canal.

  1. Comece pela bio do Instagram

    A bio (ou biografia) do Instagram é como uma carta de apresentação dos produtos vendidos ou do serviço prestado pela empresa. Portanto, use esse espaço a seu favor. Você tem 150 caracteres para resumir quem é a marca, o propósito dela e incluir um call to action (chamada para ação) para o link que vem na sequência. Busque perfis de outras empresas e influenciadores para se inspirar.

  2. Inclua um link na bio do Instagram

    O espaço da bio é bem pequeno. Por isso, inclua um link que leve diretamente para o site, Whatsapp ou, de preferência, que reúna mais informações e outros conteúdos relevantes que influenciem positivamente a jornada de compra do usuário. Plataformas como Linktree, Shortby e Campsite podem te ajudar nessa missão. Pesquise mais sobre cada uma.

  3. Crie conteúdo relevante

    Essa é a dica principal para ter um perfil vendedor. Para publicar fotos, artes e vídeos que conectem com o seu seguidor e potencial cliente você precisa pensar nas dores dele. A pergunta é: como o seu produto ou serviço é capaz de ajudar o seu cliente? A partir dessa resposta crie conteúdos educativos, tutoriais, com dicas e inspirações. Não faça do seu Instagram uma vitrine. Use esse espaço para resolver problemas e auxiliar pessoas. É assim que a sua marca gera valor e vende mais.

  4. Tenha um calendário de conteúdo para ser constante no Instagram

    Organize todas as suas ideias de conteúdo em um calendário mensal, por exemplo. Essa atitude vai ajudar bastante o seu dia a dia e fazer com que a publicação de conteúdo seja constante – algo que é importante para o algoritmo priorizar as postagens do perfil. Você também pode usar a versão gratuita de aplicativos como Canva, Capcut e Inshot para criar desde posts mais simples até Carrosséis, Stories e Reels.

  5. Utilize CTA nos conteúdos

    Incluir um call to action (chamada para ação) nos conteúdos publicados é uma forma de guiar o usuário para uma atitude que você deseja que ele tenha. É possível incentivar o usuário a usar um cupom de desconto, a deixar um comentário, a salvar ou compartilhar um conteúdo, a enviar uma mensagem via Whatsapp e muito mais. Tudo isso para que o perfil do seu negócio engaje, conecte e venda.

  6. Produza vídeos

    Conteúdo em formato de vídeo é o preferido por aqueles que usam o Instagram. Não é à toa que o Instagram pegou carona no sucesso do TikTok e lançou o Reels. Vídeos orgânicos costumam impactar mais pessoas na plataforma, principalmente, se tiverem algum áudio ou transição que esteja em alta (a famosa “trend”).

  7. Publique no Instagram Stories

    Utilize os Stories do Instagram para mostrar os bastidores da sua empresa ou mesmo para potencializar a interação com os seguidores. Responda caixas de perguntas, faça enquetes, inclua links clicáveis e outras funcionalidades que melhoram as métricas do perfil e humanizam a marca.

  8. Teste o Instagram Ads

    É possível vender no Instagram apenas com uma boa estratégia de conteúdo orgânico. No entanto, anúncios impulsionam resultados e permitem que você alcance novas pessoas, gerando mais leads com baixo custo. Vale o teste!

  9. Faça parcerias com influenciadores

    Que tal buscar parcerias com influenciadores da sua região? Lembre-se de que influenciadores não precisam ter milhares de seguidores para gerar consideração ou vender o seu produto. O importante mesmo é que ele tenha sintonia com o público que você deseja impactar e, claro, boas taxas de engajamento. Aposte em reviews ou unboxing do seu produto, posts colaborativos, visitas ao seu empreendimento e etc.

  10. Responda e interaja com seus seguidores

    O Instagram também é uma plataforma de conversas, atendimento e reclamações. Monitore comentários e a caixa de entrada (inbox) para garantir uma boa experiência, coletar feedbacks e acompanhar uma possível crise desde o início. Use esse canal para ficar mais próximo do seu cliente.

Aproveite essas dicas e todo o conteúdo apresentado até aqui para alavancar as suas vendas no Instagram e aproveitar esse canal de distribuição tão promissor. Compartilhe os ensinamentos com a sua equipe e fique de olho em outras redes sociais para escalar os resultados do seu negócio!